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A importância da Otimização dos Motores de Busca

‘Procura no Google’ já virou parte do vocabulário popular. São, literalmente, milhões de pesquisas feitas no site por minuto, e bilhões a cada mês. Isso significa que quando qualquer pessoa tem um problema, ou precisa de um produto ou serviço, o Google e outros sites de busca, são o primeiro lugar que a maioria visita.

Por isso, ter uma presença online é tão importante e é, melhor ainda, estar nos primeiros lugares no topo das respostas. Por isso, para aumentar as chance de ser visto, existe o conceito de SEO.

O SEO, ou Search Engine Optimization (em português Otimização dos Motores de Busca), é uma série de medidas que tem como objetivo final é aumentar ao máximo o posicionamento do seu site quando o usuário faz uma pesquisa.

Esses princípios são pensados desde a concepção do site, até o momento da produção de todo e qualquer conteúdo, de modo a garantir que as práticas serão sempre obedecidas.

Porque o SEO é tão importante?

Estar no topo dos índices de busca é evidentemente, muito importante. Diversas estatísticas ou heatmaps, que são mapas de calor, indicam que grande parte dos cliques feitos pelos usuários, são nos links que estão nos primeiros lugares da resposta.

Quebrando um pouco mais os dados, 18% do tráfego fica na primeira posição do Google. A queda para o segundo lugar já é acentuada, com 10%. O terceiro e o quarto, tem 7,4% e 4,8% respectivamente. Para todos os outros resultados, o somado não chega nem a 2%.

Uma das formas mais importantes de garantir o SEO e que merecem muito cuidado, é na escolha de palavras chaves. Estes, são os termos digitados pelo usuário ao fazer a busca. Termos muito amplos tendem a não serem tão bons. Isso porque, a competição irá ser muito forte, e a chance de você atrair o público errado é maior.

Por exemplo, o termo “tênis” é bastante genérico e compreende uma variedade enorme de possíveis respostas. Porém, uma loja que se especializa em “tênis para trilha”, pode usar esse termo para atrair um público, que sem dúvida irá ser menor, mas que procura exatamente pelo que ele vende, se tornando muito mais qualificado.

Ficar nas primeiras posições, também passa credibilidade. Isso ocorre porque o Google, através do algoritmo, tende a colocar os sites com maior reputação nas primeiras posições. E como a imagem da empresa é muito importante para um possível cliente, qualquer atitude que ajude nesse objetivo é bem-vinda.

Falando no algoritmo do Google, é ele que dita o posicionamento. Enquanto o seu conteúdo exato é desconhecido, alguns dos pontos chaves podem ser observados. O primeiro, é claro, é a qualidade, tanto do site em si, na sua aparência e disposição de imagens, como no conteúdo, que é medido pela relevância em relação às palavras chaves. Informações como o tráfego também são importantes, medidos pelos números totais de cliques e pelo tempo que cada usuário passa na sua página que quanto maior, melhor.

Cuidar do seu SEO resulta em muitos benefícios. Estar nas primeiras posições garante um tráfego maior, e mais qualificado, e ainda ajuda a compor a imagem da sua empresa para os clientes e possíveis leads.

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