As metodologias aplicadas no mundo dos negócios mudaram drasticamente ao longo do tempo. Para atrair e reter clientes, muitas empresas estão adotando o funil de vendas e flywheel marketing como novas apostas no planejamento estratégico.
Antes, era senso comum pensar que o flywheel marketing tornou o funil de vendas obsoleto. Mas, na verdade, é preciso pensar em uma nova maneira de mapear a jornada dos leads.
Essas mudanças estão atreladas às modificações observadas nos hábitos e comportamentos dos consumidores.
Logo, as campanhas podem ser implementadas considerando a complementaridade entre essas duas metodologias.
Acompanhe nosso material para saber tudo sobre funil de vendas e flywheel marketing, compará-los e entender como aplicá-los em conjunto.
Conheça o funil de vendas
O funil de vendas é um modelo estratégico que representa a jornada de um cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento de uma transação com ela.
Consiste em um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é acompanhar a jornada de uma determinada organização para adquirir clientes.
Um dos principais requisitos para iniciar um funil de vendas é combinar as áreas de marketing e vendas, fornecer uma estrutura realista para a jornada do lead e direcionar as oportunidades.
Ou seja, as etapas do funil de vendas estão diretamente relacionadas às etapas da jornada de compra. Conheça-as agora mesmo.
Topo do funil
Durante essa etapa, visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a resolver, algo que até então não sabiam. Esta é a fase de conscientização e despertar após entrar em contato com os serviços de contabilidade preços, por exemplo.
Seu papel neste momento é educá-los, fornecendo conteúdo rico, como infográficos e e-books, que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário.
Ao fornecer dados como nome, e-mail e ocupação, os visitantes se tornarão leads e progredirão no funil de vendas.
Meio do funil
Aqui, já estamos lidando com leads. Eles encontram uma forma de resolver sua necessidade, mesmo que não saibam como.
Assim eles são apresentados a opções, seja com uma planilha específica ou até mesmo comprando um software. Seu papel é ajudá-los com dicas e técnicas.
Não queira vender uma solução a todo custo, trabalhe para amadurecer e qualificar o lead, para que ele esteja pronto para dar o próximo passo no funil de vendas e adquirir a solução que melhor atende a necessidade identificada junto a marca.
Fundo do funil
No fim do funil, os leads qualificados se tornam oportunidades: estão quase prontos para serem abordados pela equipe de vendas da máquina de solda Mig Mag.
Mais do que estar cientes do problema, eles estão procurando uma solução. A relação de confiança é definida pela capacidade de se transformar em referência na área.
Mostre a eles que você e sua marca são os parceiros ideais. O funil de vendas termina quando os prospects fazem compras e se tornam clientes.
Conheça o Flywheel Marketing
Este é um novo conceito que aborda o marketing e as vendas de um ângulo diferente dos métodos tradicionais, focando mais na retenção de leads.
Assim, em vez de um funil, há uma forma circular para reforçar a ideia de que as vendas formam um ciclo sem fim.
A propósito, é exatamente isso que “flywheel” significa: um volante giratório. É a engrenagem circular que alimenta uma máquina.
No caso do marketing, o volante é composto por atração, interação e experiência do usuário, com destaque para esta terceira etapa.
É ótimo envolver seus clientes, interagir com eles e proporcionar-lhes uma experiência memorável que, por sua vez, atrai novos clientes – e assim o ciclo se repete.
Saiba detalhes do funcionamento desse tipo de método a seguir.
Atendimento automatizado
A automação é uma das grandes aliadas do mundo empresarial atual e a Flywheel nasceu a partir desse fato.
Portanto, esta estratégia visa implementá-la nos processos de atendimento ao cliente para torná-los mais ágeis e precisos, evitando atritos e transtornos entre usuários e colaboradores da empresa, seja ela uma fábrica de cortinas blackout ou uma revendedora de cosméticos que representa a marca.
Existem formas e mecanismos para fornecer atendimento automatizado ao cliente, como:
- Chatbots;
- E-mails de pós-venda;
- Pesquisas de satisfação;
- Disparo de newsletters.
O melhor é ter a possibilidade de fornecer suporte 24 horas por dia.
Autoatendimento
Quando os usuários podem definir um produto ou serviço de acordo com suas necessidades, o risco de atrito é muito menor.
Como você pode ver, graças a esta técnica é possível prolongar e manter o ciclo de vida do cliente.
Além disso, também ajuda a empresa de assessoria contábil a se diferenciar de seus concorrentes, pois os valores agregados atuam como diferencial único para a marca.
O mesmo se dá em outros segmentos de atuação, considerando os diferenciais que podem ser propostos.
Comparando funil de vendas e Flywheel Marketing
Como afirmamos no início do texto, a noção de que o flywheel marketing substitui o funil de vendas não é verdadeira.
A partir do momento em que os pontos principais de cada uma das estratégias estão delineados, já é possível compará-las com eficiência.
Para isso, vamos destacar os conceitos mais importantes tanto do funil de vendas, quanto do flywheel marketing, para dar um panorama satisfatório do por que usar ambos de maneira complementar na sua empresa, seja ela de contabilidade em São Paulo ou qualquer outro segmento.
Passos aplicados continuamente
O funil de vendas e o flywheel de marketing fazem parte da estratégia de Inbound Marketing e se estruturam de acordo com a atração, conversão, vendas e encantamento.
Capturar leads em um funil de vendas pode vir de uma variedade de ferramentas digitais, como e-mail marketing, landing pages e assinaturas em lojas virtuais e marketplaces.
Do ponto de vista do flywheel, uma estratégia de inbound marketing também funciona seguindo os mesmos passos, mas a captação é contínua e evolutiva.
Isso mantém a presença de potenciais clientes, promovendo novas oportunidades de negócios na realidade já instalada.
Desenvolver plataformas de reforço digital
Geração de leads e fidelização ocorrem com base na experiência do usuário, levando em consideração a evolução dos hábitos do consumidor e o produto oferecido no próprio mercado.
O setor de e-commerce pode ter tanto o funil de vendas quanto o Flywheel marketing em vista. Desde que o marketing de conteúdo da manutenção de nobreak, por exemplo, esteja totalmente operacional dentro das plataformas digitais propostas.
Ressalta-se que essas estratégias podem ser aplicadas tanto no comércio B2B (Business To Business) quanto B2C (Business To Consumer).
A relação entre o fornecedor e o ponto de venda é permanente, dependendo da situação, podendo o cliente optar entre outros estabelecimentos.
Inclusão das redes sociais
Os trabalhos desenvolvidos no âmbito de uma campanha popular podem incluir várias ferramentas digitais.
Daí, aprimora-se o marketing flywheel a partir de anúncios no Twitter e outras redes sociais disponíveis na internet.
Por isso é importante fazer pesquisas para atender seu público-alvo da maneira certa, como disse no início, e fazê-las de forma decisiva.
Uma forma de realizar isso é destacar os reais benefícios de comprar nobreak para que o cliente não se sinta enganado ao consumir os produtos da marca.
Estratégias para melhorar o atendimento ao cliente
Quando uma empresa prepara uma campanha de marketing, ela deve determinar uma série de fatores para que possa atingir seu público-alvo corretamente.
O objetivo deve ser atrair o maior número possível de consumidores genuinamente interessados nos produtos e serviços disponíveis.
No funil de vendas, isso ainda precisa ser rastreado pelo departamento de vendas de acordo com as etapas estabelecidas desde o início.
O modelo de marketing Flywheel está repleto de análises. Isso é contínuo durante todo o processo de vendas, pois as diferentes etapas são aplicadas e impactam o consumidor.
Na verdade, entre o funil de vendas e o marketing flywheel, a proximidade é apenas o encantamento promovido nos leads.
Desta forma, os clientes podem apresentar a marca e os produtos a outros potenciais clientes, o que é entendido como uma estratégia “complementar”.
A ideia principal é melhorar o processo de atendimento, para que a fidelização continue e permeie o relacionamento estabelecido no início de uma parceria com o escritório de planejamento tributário, encantando e mantendo o cliente no ciclo das ações de modo a contratar o serviço novamente.
Isso deve ocorrer enquanto o cliente estiver presente na base de contatos. Tal aspecto dá ao flywheel uma vantagem definitiva.
Considerações finais
Por fim, é importante lembrar que os clientes são únicos, mesmo se encaixando em um determinado mercado consumidor.
Quaisquer alterações feitas serão fundamentais para um determinado período de tempo.
No entanto, é crucial estar atento às tendências apresentadas no mercado e experimentar sempre o que funciona melhor para o seu negócio ou para o seu dia a dia.
O marketing flywheel pode ser uma estratégia eficaz, produzindo resultados positivos – quando bem executado – e com comprometimento de todas as partes envolvidas no relacionamento e comunicação com o cliente.
Portanto, todo gestor deve entender como aplicar, quais são suas necessidades, a capacidade de integrar a estratégia ao funil de vendas e o foco em toda a jornada do cliente, para alcançar esse nível de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.