Conteúdo Evergreen: o que é, exemplos e por que investir neles em sua produção de conteúdo

Conteúdo Evergreen: o que é, exemplos e por que investir neles em sua produção de conteúdo

A manutenção do interesse de internautas em um site corporativo demanda o uso de Conteúdo Evergreen, uma estratégia que pode ser aplicada em diferentes momentos e situações. E isso continuará com certa relevância, ao longo do tempo. 

A palavra em inglês, evergreen, que em tradução livre pode ser “sempre verde”, ou seja, um conteúdo perene, que não tem “data de validade”. Ou seja, remete a um conteúdo que está sempre em vigor.

Em termos de valor, voltando ao marketing digital e, principalmente, de conteúdo, é um material que nunca perde o nível residual de tráfego. 

Com a estratégia e atualização certa, o conteúdo evergreen gerará interesse, de maneira consistente, ao longo do tempo. 

Isso ocorre porque as pessoas sempre procurarão sobre determinado assunto, como ocorre com o orçamento obra residencial, que se mostra útil mesmo com o passar dos anos.

A essência do conteúdo evergreen

Há determinados textos e artigos presentes em blogs corporativos, por exemplo, que se mostram como sinalizadores de um conteúdo evergreen, ou perene, pela apresentação em relação ao volume de tráfego que recebe.

Ele pode ter sido publicado há 5 ou 10 anos, mas se o assunto é interessante e possui relevância para o público que acessa a página, as visualizações são crescentes, mantendo um fluxo constante de tráfego.

Como se mostra um material que não é sensível ao tempo, pode ser que a atualização do site da empresa de ar condicionado seja necessária, mesmo que em pontos específicos. Isso resume o interesse até mesmo por aqueles que já tiveram acesso ao artigo ou texto. 

Por isso, independentemente do tema ou segmento de atuação, é importante que esse material agregue valor e traga informações relevantes aos usuários, como processos de manutenção, limpeza e até momento de entrar em contato com uma assistência, seguindo o exemplo do ar condicionado.

Sendo um assunto que desperta o interesse das mais diferentes pessoas, o material deve ter uma característica fundamental quando se trata de conteúdo evergreen: a qualidade. 

Por que conteúdo evergreen é importante?

A partir do momento que as estratégias de marketing de conteúdo são discutidas, o conteúdo evergreen se sobressai pela eficácia em gerar tráfego consistente ao site do escritório contábil ou de uma empresa de automação sem a pressão de criar material inédito a todo instante. 

Dessa forma, é preciso evitar determinados assuntos que, de uma forma ou de outra, geram conteúdo, mas não de maneira perene, como é o caso de ações para datas sazonais como o Natal que só atraem usuários em períodos específicos.

Aliar ambas as ações se mostra fundamental nesse sentido, atraindo novos leitores a partir de assuntos que estão em alta, mas os retendo por meio de materiais de valor e que podem alcançar os potenciais consumidores independentemente da data.

Por isso, é preciso escrever sobre diferentes tópicos relacionados ao público-alvo, com assuntos que, de uma maneira ou de outra, se mostram perenes, entre os quais:

  • Assuntos técnicos;
  • Cuidados do dia a dia;
  • Dicas e truques;
  • Manuais de instrução.

Com isso, o conteúdo evergreen se mostra importante para qualquer segmento produtivo, como técnicas sobre assessoria contabilidade, que podem abranger economia no escritório ou no ambiente doméstico. 

Benefício SEO que o conteúdo evergreen proporciona

Além do aumento de tráfego de um site e a autoridade que os artigos e textos proporcionam a uma empresa, o conteúdo evergreen permite criar material relevante e que pode ser divulgado em diferentes canais a todo instante. 

Levando em consideração que o ambiente online está muito ocupado e repleto de conteúdo, é preciso focar para que o material de uma empresa se destaque, atraia o público e crie confiança junto aos usuários. 

Para isso, vale destacar o quanto o conteúdo evergreen ajuda na prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, e assim abrange palavras-chave que despertam o interesse do usuários quando utilizam plataformas de pesquisa. 

Assim, aliar as ações traz ainda mais qualidade e durabilidade a estratégias de conteúdo e atração.

Ao concentrar esforços na criação de estratégias e conteúdo evergreen sobre cordoalha de aço, por exemplo, é possível estabelecer tópicos adequados, escolher as palavras-chave certas e otimizar para o SEO, além de atualizar o material conforme a necessidade. 

7 exemplos de conteúdo evergreen

Até este ponto, é possível compreender a importância e o valor que o conteúdo evergreen proporciona para uma empresa quando se trata de marketing digital. 

No entanto, qual tipo de conteúdo vale a pena postar? Para responder a essa pergunta, segue abaixo 7 exemplos que mostrarão o porquê dessas ideias perenes funcionarem. 

  1. Responda perguntas frequentes

Todo mundo tem perguntas comuns, que se mostram frequentes, sempre surgindo no relacionamento com a marca, as mais comuns dizem respeito a compra, entrega ou sistema de devolução.

Ou seja, questões sobre algum estabelecimento comercial, qualquer que seja o tipo de negócio empresarial, assim como produtos e serviços, ou mesmo sobre o segmento em que está envolvido. 

Quando um empreendedor ouve uma mesma pergunta com certa frequência significa que é uma questão importante para o seu consumidor. Consequentemente, significa que encontrou, de maneira segura, um conteúdo evergreen e que pode ajudar no tráfego de um site. 

Caso seja uma loja especializada em caixa de presente personalizada, o assunto pode ser o tipo de embrulho utilizado, os modelos de laços que podem ser aplicados, além de tamanho e altura do que se comercializa. 

Cabe ressaltar que essas informações podem estar dispostas em páginas dedicadas. Mas o ideal é que, neste caso, haja conteúdos atrativos que relacionem e direcionem a essa “FAQ”, ou mesmo que ela seja abordada de forma mais criativa.

Neste caso é possível abordar curiosidades sobre o embrulho antes de mencionar os materiais utilizados pela marca, por exemplo, trazendo também seus diferenciais, caso esse seja um tópico identificado como de interesses dos usuários e uma dúvida frequente que tenha potencial de ser procurada por não clientes.

  1. “Guia definitivo” sobre aplicação e uso de um material ou conceito

Uma empresa especializada em um determinado assunto deve envolver internautas para que eles fiquem cada vez mais interessados sobre o material disponível. 

Assim, um guia definitivo pode ser a chave principal quando se trata de conteúdo perene. Ainda há o benefício da aplicação de SEO, e isso se torna parte essencial da estratégia do marketing digital. 

A característica principal de um guia definitivo é que ele aborda tópicos de alto interesse e pode trazer outras referências que contribuem para a identificação do conteúdo.

Ou seja, é um conteúdo aprofundado sobre assuntos que as pessoas, provavelmente, precisarão de informações nos próximos anos. 

Exemplo disso são conceitos de marketing, publicidade ou diversas áreas de serviços, como os “segredos da contabilidade”.

  1. Listas de verificação

Uma opção ao guia definitivo é uma lista de verificação, em que é possível fornecer valor de maneira condensada, e que possui fácil leitura. 

As listas de verificação é um conteúdo perene que também é fácil de reutilizar. Isso porque é possível transformar o material em um PDF para download, um vídeo marketing ou uma apresentação em forma de slides. 

  1. Erros comuns e lições aprendidas

As postagens que apontam erros comuns são um exemplo de conteúdo perene, que pode abordar desde o uso correto de etiquetas para produtos de limpeza até a dinâmica de uma limpeza funcional em uma casa. 

Também vale compartilhar lições aprendidas, mostrando uma visão ampla sobre determinado assunto, mostrando uma história de sucesso de uma empresa. 

  1. Estudos de casos

Os estudos de caso podem ser enquadrados como histórias de clientes e de sucesso de marcas e ações, sendo atrativos. Esse modelo é um dos tipos mais atraentes de postagem de blog que se pode criar. 

Esse tipo de material mostra resultados do mundo real para o público, e determina o autor como um especialista. Isso oferece aos leitores, ouvintes ou espectadores uma chance de se identificar e conectar com a história. 

Aqui, vale destacar a possibilidade de destacar a história dos próprios clientes, que podem mostrar o sucesso a partir de um produto ou serviço originário da empresa. Com isso, já se consegue agregar ainda mais credibilidade e referenciação ao serviço da empresa.

  1. Recursos e listas de ferramentas

Esses são dois tipos populares de conteúdo evergreen, já que as pessoas sempre estão procurando por ferramentas e recursos que podem ser colocados em prática no dia a dia para facilitar uma atividade.

O segredo é continuar atualizando esse tipo de material com o backlink ou por meio de outras ações de destaque, e assim acionar o SEO sempre que possível. 

As ferramentas estão sempre mudando e chegando ao mercado, portanto, se a empresa deseja que a lista seja mais extensa e completa, é preciso agendar lembretes para atualizar o conteúdo perene, assim como os recursos que podem estar disponíveis no futuro, melhorando a oferta.

  1. História empresarial

A história de uma empresa, uma indústria, um produto, um serviço ou mesmo do nicho que é atendido pode ser uma válvula de escape para aqueles que querem um conteúdo perene mas que não precisa de muitas atualizações. 

Caso necessite, isso pode se manter em datas e estatísticas, sendo mais facilmente readequado. Esse tipo de postagem sempre será vinculada a outros artigos sobre o assunto. 

O infográfico, por exemplo, pode agregar bastante a esse formato, possibilitando que os usuários encontrem o conteúdo de mais formas.

Basicamente, essa é uma peça visual de conteúdo perene que ajuda no SEO, e ainda se mostra valioso e bastante informativo.

Conclusão

O conteúdo evergreen é, ao mesmo tempo, um material fácil de compreender, mas que pode ser difícil de colocar em prática, inicialmente, devido ao entendimento na prática e a realização de estratégias que permitam identificar quais assuntos tem potencial para a durabilidade.

Isso se dá, principalmente, para quem está começando a colocar em prática um planejamento de marketing de conteúdo, no qual há muitas estratégias que precisam ser implementadas de maneira correta e ainda se está descobrindo quais ações são mais efetivas. Por isso o auxílio profissional pode ser determinante neste momento.

Com melhor compreensão sobre o valor do conteúdo evergreen, e tendo um ponto de partida para criar um material próprio, ou mesmo para aqueles que podem atualizar ou reciclar o que já foi dito, vale a intenção em atrair e aumentar o tráfego de um site corporativo ou uma loja online.

Apesar de muitas estratégias precisarem de um acompanhamento e ajustes ao longo do tempo, o conteúdo evergreen possui um retorno eficiente, quando aplicado adequadamente, e que demanda menos mão de obra. 

Por fim, à medida que um artigo sobre instalações elétricas prediais se mostra aprofundado mas sem datações, apresentando medidas de segurança e economia em uma obra da construção civil, por exemplo, maior direcionamento de tráfego um site recebe. 

Isso é um grande passo para o sucesso no mundo dos negócios a partir do marketing digital. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

    Precisa de ajuda? Converse conosco

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.