O branding é um conceito muito importante de marketing que trabalha com a construção da percepção positiva de diferentes públicos sobre uma determinada marca de empresa.
Para que seja bem vista, é preciso agregar valores que causem impacto nas crenças, atitudes e opiniões das pessoas. Tudo isso com o objetivo de fornecer boas percepções, argumentos e referências para os seus consumidores, que decidirão se vão ou não comprar seus produtos, deixando de lado até o preço e a comodidade.
Neste post, vamos explicar qual a importância do branding e como aplicar suas técnicas dentro de uma empresa. Leia até o final e saiba mais.
A importância do branding
O grande benefício do branding é fazer os consumidores comprarem o serviço ou produto de uma empresa, independentemente do preço, das condições de pagamento, da conveniência, da qualidade da concorrência ou de qualquer motivo racional.
O objetivo é mostrar o quanto a marca pode fazer falta caso fosse extinta, ou seja, apontar o quanto ela é indispensável para seus consumidores.
Para que isso aconteça, é preciso alinhar, ainda no planejamento, as necessidades dos clientes com os objetivos da empresa. Dessa maneira, é possível saber exatamente quais os valores que devem ser ressaltados para que o público os associe com a marca. Em consequência disso, há um aumento de faturamento e de vendas, pois os consumidores passam a se identificar com a marca (brand em inglês).
Assim, quando uma compra deixa de se embasar pelos fatores racionais, indo para o campo emocional, as chances de que a empresa fidelize um cliente são enormes. Ele começa a comprar o produto daquela empresa por confiança, hábito e percepções positivas.
Aplicação do branding nas empresas
O branding não é importante apenas para conquistar o consumidor. Uma empresa lida com diferentes públicos, como seus funcionários, acionistas, fornecedores etc. Eles também precisam acreditar e valorizar a marca. Por isso, é importante que as empresas usem técnicas de branding para conquistar esses públicos.
Para aplicá-lo, é preciso ter as respostas para algumas perguntas:
· Qual é a missão da empresa?
· Quais benefícios seus serviços e produtos oferecem?
· O que o público já pensa sobre a empresa?
· Quais adjetivos os públicos devem associar à empresa?
· O que a instituição faz de melhor?
· Qual é a história da empresa?
Com essas respostas é possível começar a construir a imagem e a personalidade da organização para qualquer dos seus públicos. Principalmente o interno.
É importante que qualquer um dos esforços de branding comece pelos colaboradores internos. A metodologia se trata, também, da criação de uma espécie de comunidade em que a cultura organizacional é passada de boca a boca, de maneira orgânica.
Os colaboradores influenciados pelo branding vão espalhar a visão da marca para todos os seus parentes, amigos e conhecidos. Isso conquista novos públicos, influenciados pelas coisas positivas que um colaborador divulga.